A vontade soberana de Deus
Porque Deus é o soberano Deus, o Senhor e Dominador do céu e terra, deve ser também verdade que a vontade de Deus é soberana. Se Deus é o Rei de toda criação, então, Seu decreto e propósito devem permanecer inamovíveis. Porque é impossível conceber um Deus soberano cuja vontade e propósito possam ser frustrados por aqueles sobre quem Ele governa. Se a vontade do governado pode de alguma forma mudar ou demover a vontade do regulador, então, o regulador não é soberano. O Deus soberano deve também ter uma vontade soberana. Isto é exatamente o que a Bíblia nos ensina. O grande Deus do céu e da terra desejará o que Lhe agrada e então realizará tudo o que Ele desejou. Porque o próprio Deus declara através do profeta Isaías: “ ...Eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade ” (Isaías 46:9-10).
Realmente, não há ninguém que seja como Deus. Porque quem pode nos dizer o fim de uma coisa em seu início, mesmo antes dela começar a seguir o seu curso? Quem é capaz de declarar as coisas que ainda não aconteceram, mesmo antes delas se tornarem história? Certamente somente Deus pode fazer isto. Porque é a própria vontade e propósito de Deus que determinam a existência e o curso de todas as coisas. Sua vontade é tão soberana que Ele determinou de uma forma precisa exatamente o que acontecerá neste mundo. Deus determinou e apontou absolutamente todas as coisas. Mesmos os mínimos detalhes foram englobados em Sua vontade e propósito. Dessa forma o apóstolo se refere a Ele como o Deus “ que opera todas as coisas segundo o conselho de Sua vontade ” (Efésios 1:11). Todas as coisas são o que elas são e fazem o que elas fazem porque Deus assim operou nelas. E Ele opera nelas em perfeita harmonia com o que Ele desejou em Seu conselho. Não há nada que esteja fora do determinado conselho de Deus.
O que é mais maravilhoso é que esta determinação aconteceu na eternidade. A vontade e o conselho de Deus não estão presos ao tempo, nem à qualquer coisa no tempo. Eles estão acima do tempo e da história. São eternos como o próprio Deus o é, assim como o apóstolo diz, “ segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor ” (Efésios 3:11). Muito antes que houvesse mundo, o curso da história foi fixado e determinado pelo propósito de Deus em Cristo Jesus. E assim também o Seu propósito continua inquebrável e imutável para sempre e sempre. Devemos cantar sobre isto com o Salmista, “ O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração ” (Salmos 33:11).
Pode haver alguma dúvida de que a vontade do soberano Deus é sempre feita? Visto que o Seu conselho permanece para sempre, de geração em geração, certamente ninguém pode jamais frustrar a vontade de Deus. Este é exatamente o testemunho do próprio Deus. Lemos, “ O SENHOR dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará...Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás? ” (Isaías 14:24,27). A vontade de Deus é soberana. Ninguém pode anular o que Deus propôs – nem mesmo o ímpio que ativamente procura fazer com que termine em nada o bom propósito do Senhor, pela sua desobediência e rebelião. Os homens podem inventar todos os tipos de esquemas para destronar o Altíssimo; mas Deus é tão soberano, que Ele realiza Sua vontade mesmo em e através de todas as suas invenções. “Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá ” (Provérbios 19:21). Seu conselho permanecerá e Ele fará toda a Sua vontade. O Senhor Deus falou; Ele também fará acontecer (cfe. Isaías 46:11). Deus é soberano e isto deve significar que Sua vontade também é soberana.