Filipenses 1:23(Imortalidade da Alma)
O HABITAR / ESTAR COM CRISTO
Fp 1:21-26.
Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher.
Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.
Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.
E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé,
Para que a vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós.
Paulo e suas perspectivas (1:21-26) No que diz respeito a ele mesmo, as perspectivas são excelentes. Para Paulo, a vida encontra toda a sua coerência e significado em Cristo (v. 21). Isso é que é vida verdadeira. A morte é lucro, pois então aquela visão momentânea da estrada de Damasco vai se tornar permanente. Se ele continuar a viver, ele diz, terei fruto do meu trabalho, i.e., quanto mais trabalho, mais fruto. O seu dilema é entre duas coisas boas. Ele está pressionado dos dois lados (v. 23). A sua alegria, o desejo do seu coração, é partir (analyõ ἀναλύω “levantar acampamento”, “partir para a última jornada”) e estar com Cristo, o que é muito melhor do que a experiência mais interessante na terra. Para os cristãos, a morte é “estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor” (2Co 5.8). Nesse estado desencarnado, a sua condição é de consciência, de liberdade do pecado e de com-pletude em santidade, e, além de tudo, da alegria, que a terra não tem igual, de contemplar Cristo diretamente e habitar em sua presença. Para Paulo, a morte não traz medo, mas somente alegria. Por outro lado, a alegria e o bem deles estão no fato de ele continuar vivo para ajudá-los. Afinal, é a alegria dele ou a alegria deles? Essa é a questão, e defini-la é saber a resposta. Ele vai continuar vivo. O resultado para os filipenses vai ser a exultação [...] em Cristo Jesus (v. 26) em virtude da sua bondade em poupar Paulo para eles.
1 O Apóstolo faz uma clara alusão entre duas realidades,isto o faz a mencionar sua atual existência na carne e outra possível.
2 Há uma clara tensão entre o desejo de ficar e o desejo de partir,aqui ele utiliza o verbo grego(ἀναλύω) que indica uma preparação para uma viagem com um destino real.
3 O Verbo εἶναι que está no Infinitivo Ativo aparece aqui no Tempo Presente,isto indica que estar com Cristo após a morte era algo imediato,isto corrobora com o ladrão na Cruz.
Conclusão: Se Temos duas realidades empregadas pelo Apóstolo Paulo e ambas são corroboradas com a sua atual existência e se temos uma realidade atual corroborada pelo tempo PRESENTE então poderemos chegar as seguintes conclusões:
1 Paulo está fazendo uma alusão utópica de uma existência após a morte.
2 Cristo não ressuscitou e Paulo vai estar com ele no estado do sono da alma.
3 A realidade da primeira existência é fictícia e logo a segunda não poderá existir.
4 Paulo estava pensando em estar em Cristo na ressureição futura e utilizou o verbo no tempo errado,pois o verbo deveria estar no futuro como em 1 Ts 4:17.
5 Paulo estava certo na inspiração e o verbo foi correto,há uma vida real após a morte e Cristo ressuscitou dos mortos, logo paulo está realmente falando de uma realidade após a morte que ocorre logo após a morte e não há um sono da alma.