Análise de ekklesia(igreja)
Mais uma vez agradeço o professor Paulo Sérgio
Andei vasculhando meus documentos e achei essa análise sobre o termo Igreja e compartilharei com quem entrar porventura nesse humilde blog.
O termo ekklesia – usada no NT, é uma palavra restrita, corresponde a uma reunião com pessoas específicas dentre uma multidão para cuidar de um negócio, representa, portanto, um grupo seleto. Na cidade grega livre, a assembleia era formada apenas por aqueles que tinham direito de cidadão e, portanto, podiam deliberar. Em contraposição ao uso de sinagoga – assembleia judaica para adoração, o uso de ekklesia passou a designar a reunião cristã e de forma intercambiável ao uso do termo no AT referente ao povo. Esse uso e entendimento ocorre nos autores veterotestamentários e de forma clara e proposital pelo apóstolo Paulo como em Ef 2:14 -Porque Cristo é nossa paz. Ele uniu judeus e gentios em um só povo ao derrubar o muro de inimizade que nos separava (NVT). Para Paulo a ekklesia é a nação escolhida, o Apóstolo Pedro fala mais objetivamente: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma; Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem”. 1 Pedro 2:9-12. Observe que Pedro acentua a noção similar à do povo escolhido no deserto, chamando os cristãos de peregrinos e forasteiros como noqahal)קָהָל(deusoaololeparaemiaekklesde usoomaisainda ndoevidencia, aquelesramfo contexto veterotestamentário.
Ao se referir ao povo que peregrinou no deserto, vemos o uso de 2 termos para se referir à edah)ֵעדָ ה(stermodosUm. ntoTestameAntigonoDeusporescolhidopovodopopulacional massa ocorre 165 vezes no AT, sendo que em 140 ocorrências significa “congregação ou assembleia”; em 25 ocorrências é traduzida como “testemunha” referindo-se a testemunhas das ordenanças divinas. Já companhia,assembléia,-concretamente):(geralmenteqahal -assembléia )קָהָל(o outro termo é congregação, assembléia (geralmente concretamente): -assembléia, companhia, congregação, multidão é usado 116 vezes.
O uso de ekklesia ocorre 115 vezes no NT e é traduzido como congregação, ajuntamento, mostrandoAtonqahal)קָהָל(aosimilarUso. igrejacomoocorrênciasdaspartemaiorna e,assembleia a continuidade da noção de povo escolhido por Deus a partir da nova aliança. Em um dos usos de Ekklesia no NT, especificamente em At 7:37,38 vemos Estevão mostrando que aquele a quem Moisés se referiu é o anunciado por ele, o qual a congregação deveria ouvir. A referencia da citação por Estevão está em Dt 18:15,16 quando a assembleia estava reunida. Expostas abaixo:
O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis; Conforme a tudo o que pediste ao SENHOR teu Deus em Horebe, no dia da assembleia (qahal), dizendo: Não ouvirei mais a voz do SENHOR teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. Dt 18:15,16
Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis. Este é o que esteve entre a congregação (ekklesia) no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar. At 7:37,38.
Dentro desse novo entendimento algumas referências como Rm 3:2, 1 Pe 4:11 e outras mostram o bom uso da lei no escopo veterotestamentário, o que mais uma vez é aplicado ao povo por serem o povo da nova aliança e povo da promessa conforme Paulo também deixa claro em Romanos 9:8: “Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência”.
Observa-se com isso que houve uma ressignificação de termos para utilização dentro da realidade da igreja de Cristo, algo feito em relação a outros termos como Pentecostes por exemplo. Entretanto, essa ressignificação traz um entendimento maior da nova realidade na qual o povo escolhido, como peregrinos e forasteiros, agora é a igreja da qual fazem parte judeus e gentios, a igreja agora é o Israel de Deus.
Soli Deo Gloria – Paulo Sérgio