Orando pelos outros
John Macarthur
Pecamos, e cometemos iniqüidade, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos; e não demos ouvidos aos teus servos, os profetas...Ó SENHOR, a nós pertence a confusão do rosto...porque pecamos contra ti...Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se, para não obedecer à tua voz...por causa dos nossos pecados e por causa das iniqüidades de nossos pais, tornou-se Jerusalém e o teu povo um opróbrio para todos os que estão em redor de nós” (Daniel 9:5-16).
Nos versos 5-16 Daniel se identifica com o seu povo e intercede em favor deles. Esta é uma prática comum na Escritura. Por exemplo, Moisés intercedeu pelos israelistas após eles pecarem adorando o bezerro de ouro (Êxodo 32:11-13).
Todos os registros das orações de Paulo são intercessões. Em Efésios 6:18, ele nos instrui a “estarmos alertas com toda perseverança e súplica por todos os santos”. Em 1 Timóteo 2:1-4, ele diz, “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade”.
Similarmente, as orações do Senhor são repletas de intercessões. Mesmo quando em agonia sobre a cruz, Ele orou por Seus perseguidores: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes” (Lucas 23:34).
Quando Deus nos colocou no Corpo de Cristo, Ele nos fez dependentes uns dos outros. Quando um membro sofre, todos sofrem com ele. Quando um é honrado, todos se regozijam com ele (1 Coríntios 12:26). Este é o porquê Jesus nos instruiu a orar, “O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas...E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal” (Mateus 6:11-13, ênfase adicionada).
Que nossas orações reflitam uma mentalidade corporativa e abnegada que abrace as necessidades dos outros.
Sugestões para Orar:
- Agradeça a Deus pelas pessoas que oram por você durante anos. Esteja ciente daqueles por quem você deveria estar orando.
- Algumas vezes as demandas de oração podem parecer sobrepujantes, pois há muito pelo que se orar; mas seja fiel, sabendo que suas orações são um deleite para o Senhor (Provérbios 15:8